Foto: Hélio Filho/Secom
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta terça-feira (10) a abertura da segunda fase do programa CNH Social. Nesta edição, serão disponibilizadas 3.500 carteiras de habilitação gratuitas, com o objetivo de proporcionar aos capixabas mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O programa é coordenado pelo Detran|ES e as inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do Detran|ES.
Categorias e oportunidades
As vagas são divididas para a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), Adição de Categoria A ou B, e Mudança de Categoria para D (van, ônibus) ou E (caminhão, carreta). Com um foco na capacitação profissional, a iniciativa busca auxiliar os cidadãos na conquista de novas oportunidades de emprego, especialmente em áreas que exigem habilitações específicas.
Inclusão e acessibilidade
O programa reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 13% para egressos do sistema prisional, a partir de uma cooperação técnica com a Secretaria da Justiça (Sejus). Caso as vagas não sejam preenchidas, elas serão revertidas para ampla concorrência. A lista de selecionados será divulgada no site do Detran|ES no dia 14 de outubro de 2024.
Capacitação e empregabilidade
Além da habilitação gratuita, o programa oferece uma Etapa de Capacitação com cursos especializados, como Transporte de Passageiros, Mototáxi e Transporte de Produtos Perigosos, focando na qualificação profissional para aumentar a empregabilidade dos participantes.
Como se inscrever
Os interessados devem acessar o site do Detran|ES, clicar no banner do programa e preencher as informações solicitadas, que devem estar em conformidade com o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).