Ícone do site Capixabinha – Seu portal de notícias do ES

Incêndio atinge Monumento Natural O Frade e a Freira e mobiliza equipes de combate

Monumento Natural o Frade e a Freira. Foto: Cacá Lima/Iema

Foto: IEMA/Cacá Lima

Desde a madrugada desta sexta-feira (13), um incêndio de grandes proporções está atingindo o Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira (Monaff), em Itapemirim, no Espírito Santo. Equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Corpo de Bombeiros Militar e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) estão atuando na tentativa de conter as chamas, em uma área de difícil acesso e com visibilidade comprometida devido à escuridão.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 1h da madrugada e conseguiu controlar alguns focos de incêndio, mas o terreno íngreme e a densa vegetação dificultaram o trabalho. Ao longo da manhã, novos focos foram identificados e a população local voltou a acionar as autoridades. Voos de avaliação continuam sendo realizados pelo Notaer para mapear a área e auxiliar no combate.

Apoio das prefeituras e esforço contínuo

As prefeituras de Itapemirim e Rio Novo do Sul também estão auxiliando na operação de combate às chamas. A área afetada é uma das principais formações naturais do estado e um importante ponto turístico, o que reforça a urgência nas ações para proteger o local.

Interdições no Contorno do Mestre Álvaro

Enquanto as equipes seguem tentando conter o fogo na região de O Frade e a Freira, outro incêndio, iniciado no dia 11 de setembro, atinge uma área de vegetação às margens da BR-101, no Contorno do Mestre Álvaro, município da Serra. O Corpo de Bombeiros Militar, junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), está atuando na região para controlar os focos que afetam uma área de turfa, uma forma de solo altamente inflamável.

A fumaça gerada pelos focos na vegetação obrigou a PRF a interditar totalmente o Contorno do Mestre Álvaro nesta sexta-feira (13), comprometendo o fluxo de veículos no sentido Norte da BR-101. A concessionária Eco101 também está apoiando a PRF, sinalizando o trecho e ajudando no trabalho de contenção.

Orientações de segurança para a população

Com o avanço dos incêndios, o Corpo de Bombeiros faz um alerta à população. A Capitão Andresa orienta que, em caso de incêndio próximo a residências, as pessoas deixem o local imediatamente.

“Nossa prioridade são vidas. A fumaça é extremamente tóxica e perigosa. Em qualquer situação de risco, acione o Corpo de Bombeiros e evite tentar combater as chamas sem o devido treinamento”, enfatizou a capitão.

O incêndio segue sendo monitorado e novos esforços estão sendo concentrados para conter o avanço do fogo, enquanto as autoridades pedem a colaboração da população e destacam a importância de agir com cautela em situações de emergência.

Sair da versão mobile