A Polícia Federal (PF) prendeu dois homens em flagrante no Espírito Santo nesta quarta-feira (25) durante a operação nacional “Terabyte”, que visa combater crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil, especialmente pela internet. No estado, além das prisões, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
A operação Terabyte, coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF, está sendo realizada simultaneamente em todo o país, com a execução de 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação. O foco principal é identificar e prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes, que utilizam o ambiente virtual para cometer esses crimes. Mais de 750 policiais participaram da operação, que contou também com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos.
Segundo a Polícia Federal, o nome da operação faz referência ao “terabyte”, uma unidade de medida digital equivalente a mil gigabytes, ressaltando que o objetivo é investigar indivíduos que armazenam ou compartilham grandes quantidades de material relacionado ao abuso sexual infantil.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas da Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusadores sexuais, com foco na proteção de crianças e adolescentes.
“A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais que atuam na persecução penal de criminosos envolvidos com o abuso sexual infantojuvenil, reafirmando o compromisso com a dignidade das vítimas”, destacou a Polícia Federal.
A PF também alertou pais e responsáveis para a importância de monitorar e orientar seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no físico, ressaltando que a prevenção é crucial para a segurança das crianças e adolescentes.