Foto: Divulgação
A primeira rodada da pesquisa Ipec, divulgada em 12 de setembro e realizada a pedido da Rede Gazeta, revelou um cenário acirrado na corrida pela Prefeitura de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Segundo o levantamento, o atual prefeito, Guerino Balestrassi (MDB), candidato à reeleição, lidera com 37% das intenções de voto, enquanto o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos (PSD) aparece com 30%. Com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Cenário Estimulado
No cenário estimulado, onde os eleitores são apresentados previamente aos nomes dos candidatos, a disputa mostra que, além de Balestrassi e Vasconcelos, outros concorrentes estão em jogo: Luciano Merlo (PL) tem 9% das intenções de voto, seguido de Vinicius Bragatto (Novo), com 7%. Ambos também estão tecnicamente empatados devido à margem de erro. Renata Marquesini (Psol) e Ronaldo Jorge (DC) aparecem com 1% das menções cada.
Além disso, 5% dos entrevistados declararam intenção de votar em branco ou anular, enquanto 10% ainda estão indecisos.
Cenário Espontâneo
Na abordagem espontânea, onde os nomes dos candidatos não são informados aos eleitores, Guerino Balestrassi foi citado por 30% dos entrevistados, seguido de Renzo Vasconcelos com 23%, Luciano Merlo com 6% e Vinicius Bragatto com 5%. Renata Marquesini e Ronaldo Jorge não foram mencionados. Ainda, 7% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, e 28% permanecem indecisos.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa Ipec foi realizada entre 9 e 11 de setembro, com 600 entrevistas presenciais, seguindo critérios de amostragem por idade, sexo, raça, escolaridade e atividade econômica. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-02903/2024.
Essa primeira rodada confirma um cenário de forte competitividade entre Balestrassi e Vasconcelos, deixando a disputa aberta para os próximos meses, à medida que os eleitores ainda indecisos ou propensos a votar em branco ou nulo possam mudar o panorama.