O feriado da Independência do Brasil, celebrado no sábado (7), e o aniversário de 473 anos de Vitória, comemorado no domingo (8), juntamente com o Dia de Nossa Senhora da Vitória, trarão mudanças nos horários de funcionamento de órgãos públicos, shoppings, supermercados e comércios de rua na Grande Vitória.
Funcionamento dos órgãos públicos
Nas prefeituras de Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana, assim como nos órgãos estaduais, somente os serviços essenciais, como saúde e segurança, operarão em regime de plantão, como já ocorre nos fins de semana. Não haverá atendimento ao público nos setores administrativos nesses dias.
Horários do comércio
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio), o funcionamento do comércio fica a critério de cada empresa. Em alguns municípios, as lojas abrirão em horários especiais:
- Cariacica: A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que muitas lojas da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, principal polo comercial da cidade, estarão abertas no sábado (7).
- Serra: Na Avenida Central, em Laranjeiras, outro importante centro comercial, as lojas também devem funcionar no sábado, conforme a Câmera de Lojistas da Serra.
- Vila Velha: O polo comercial da Glória participará da campanha “Dia D Glória”, oferecendo descontos de até 70%. As lojas abrirão das 9h às 16h no sábado (7). No domingo, todas as lojas permanecem fechadas.
Supermercados
A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informou que, no feriado de 7 de setembro, os supermercados da Grande Vitória funcionarão das 8h às 18h, seguindo a Convenção Coletiva de Trabalho.
Para o feriado de Nossa Senhora da Vitória, no dia 8 de setembro, os supermercados localizados na capital também seguirão o horário das 8h às 18h, enquanto os de outros municípios funcionarão conforme seus acordos coletivos.
Conclusão
Tanto o feriado nacional quanto o municipal de Vitória trarão alterações no cotidiano dos capixabas. Quem pretende fazer compras deve ficar atento aos horários especiais, sobretudo no sábado, quando muitas lojas e supermercados estarão abertos com ofertas.